Boa parte do “sofrimento” que existe durante a reeducação alimentar é devido à carência de algumas substâncias (o que provoca fome e sensação de nunca estar satisfeito), além da força do hábito, que também nos leva a querer sempre comer mais. Para isso, é preciso se reeducar de forma eficiente e controlada, por indicação de um profissional capacitado e habilitado, como é o caso da nutricionista que elaborou essa apostila. Confira clicando na imagem abaixo:
Portanto, você precisa ler e se basear em materiais confiáveis, de pessoas que realmente estudaram, que investiram seu tempo e sua formação nas fontes científicas e nos estudos mais modernos possíveis. Seja cético quando o assunto é alimentação, pois mesmo entre os cientistas há divergências de opiniões e conceitos, quanto mais entre pessoas comuns não versadas sobre o assunto.
Pare de tomar bebidas com açúcar. Troque refrigerantes, energéticos, sucos, martinis e cafés com sabor pelo café preto, água natural ou com gás, e chás sem açúcar. Eliminar calorias através da substituição pode ser bem mais fácil do que você imagina. Por exemplo, um latte de 350 ml pode conter mais de 500 calorias ─ como meio quilo de gordura corporal (seja perdida, seja obtida) equivale aproximadamente a 3.500 calorias, trocar o latte por um café preto vai ajudá-lo a perder 500 gramas por semana.[9]
A nutricionista Andreza Dias, da Nutri Factory, de São Paulo, explica como perder peso reduzindo calorias diárias.  Segundo ela, uma perda de peso saudável deve ser distribuída em um período seguro, que vai de 0,5 a 1kg por semana, 3 a 4kg mês. “Considerando que 1kg no tecido adiposo corresponde a um estoque de energia de aproximadamente 7700 calorias,  para perder 0,5kg por semana, por exemplo, é preciso reduzir sua ingestão calórica na seguinte medida: 3850 calorias / 7 dias = 550 calorias por dia.”

Antes de irmos ao cardápio, outra observação importante: a dieta do ovo se trata de uma dieta temporária, pensada para proporcionar a perda máxima de peso em um curto espaço de tempo. Ela pode ser feita para o vestido dos seus sonhos sirva até o dia de uma festa muito importante, por exemplo, mas não se trata de uma reeducação alimentar. Mais uma vez, procure ajuda profissional para manter o emagrecimento com saúde.


Reserve tempo para se exercitar. No início, a atividade física pode acabar fazendo com que você ganhe alguns quilos extras de músculo, mas ela é um componente essencial de qualquer plano sustentável de emagrecimento em longo prazo. Não importa o quanto seu dia é corrido, reservar algum tempo para se exercitar diariamente é fundamental para quem quer emagrecer e não deseja recuperar os quilos perdidos. Até mesmo as atitudes mais simples, como ir a pé ao supermercado, podem afetar a velocidade do emagrecimento.[1]
El profesional sanitario con la formación adecuada para ayudarte a perder 10 kg es sin duda el diplomado o graduado en nutrición humana y dietética. Ponte en manos de un profesional cualificado. No hagas la dieta de la vecina y la de la revista. Tampoco es la más adecuada la fotocopia del médico o la enfermera. Lo que necesitas es una dieta personalizada elaborada por alguien que te escucha, te comprende y te acompaña durante todo el proceso de adelgazamiento.
Tú debes ser tu prioridad. De esta manera conseguirás lo que quieres, debes tenerte en cuenta y respetarte. Coger el gusto de cuidarse de uno mismo es esencial para seguir un estilo de vida saludable. Esto implica no tomarte la dieta como un castigo sino como un regalo, no priorizar los demás y las obligaciones por encima de uno mismo, no tener hábitos tóxicos y autodestructivos como fumar, etc. Además de descansar las horas necesarias por la noche y practicar ejercicio físico.
Cuando fui a visitarme con la dietista, solo quería bajar un poco de barriga, pero ella me explicó que bajar la cintura a menos de 94 cm lograría mejorar mi analítica (colesterol y triglicéridos), la tensión arterial y disminuir el riesgo cardiovascular y entonces entendí la importancia de comer bien. Así que ahora sigo sus pautas y creo realmente que he logrado cambiar de hábitos. Además, tengo menos acidez y mejores digestiones. Gracias, Marisa.
Existem evidências científicas de que dietas com restrição calórica para emagrecimento com proporção maior de proteínas do que utilizadas usualmente, aumentam a perda de peso, reduzem a quantidade de gordura corporal, melhoram o controle glicêmico (prevenindo a diabetes tipo 2) e diminuem a perda de massa corporal magra (preservação da massa magra) durante o processo de emagrecimento. 
Divulgação A Dieta do Metabolismo Rápido virou um best-seller nos Estados Unidos. Em 2013, o livro ficou por 21 semanas seguidas na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. Lançada por aqui no final do ano passado pelo selo Agir, a versão em português (29,90 reais, 290 págs.) promete repetir o sucesso. Afinal, acelerar o metabolismo, evitando que sobrem gordurinhas para serem estocadas, é o sonho de todas nós.

Este tipo de gordura pode ser encontrada em alguns biscoitos, sorvetes, bolos industrializados, entre outros. A gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim para o organismo) e diminui o HDL (colesterol bom). Além disso, age também aumentando os triglicerídeos que pode ser armazenado no tecido adiposo. Veja os riscos da gordura trans e onde é encontrada. Veja os riscos da gordura trans e onde é encontrada
Tentações ocasionais. Tente ligar os seus “pecados” alimentares a ocasiões especiais: por exemplo, come um gelado sempre que vai ao cinema; mandar vir uma pizza é uma tradição de sexta-feira à noite. Tudo bem. Ao manter estas “tradições” está a dar um significado especial a esses alimentos, reservando-os exclusivamente para essas alturas e evitando excessos.
Hace pocos días que hemos recibido a la primavera y eso significa que ya quedan pocas semanas para que se acerque el verano, la playa, las vacaciones y ¡la ropa de verano! Esta es una época especialmente positiva para la mayoría de las personas sin embargo hay a quien le entran las prisas por perder esos kilos de más que llevan arrastrados desde hace ya algunos meses y quedaban escondidos debajo del abrigo.
Conocer lo que compramos es básico para no dejarnos engañar por lo que a primera vista parecen los productos. Por eso te invito a empezar a familiarizarte con la letra pequeña. La primera vez que lo empieces a hacer quizás no sacas muchas conclusiones pero te llevarás muchas sorpresas. A medida que vayas haciéndolo con diferentes productos y comparándolos entre ellos aprenderás a distinguir los productos de calidad de los altamente procesados. Trata de elegir alimentos con una lista lo más corta posible de ingredientes, sin azúcares añadidos y sin grasas hidrogenadas.
Você já deve ter ouvido falar sobre o hormônio de crescimento e a possibilidade de usar suplementos para ajudar a perder a emagrecer. Certamente esses suplementos podem ajudar com a redução da gordura e. De certa maneiram e moderam o envelhecimento biológico que temos. No entanto, mesmo com os suplementos, você nunca terá sucesso em perder a gordura na barriga. É preciso que faça exercícios físicos regularmente e que tenha uma dieta saudável. Evite muitas frituras e tudo aquilo que contribui para o sobrepeso.
– Alimentos fontes de carboidrato: cereais, pães, arroz e massas. Troque as versões “tradicionais” pelos integrais. Esses contem mais fibras, vitaminas e minerais, que nos refinados, são perdidos, assim como as fibras. Também possuem menor índice glicêmico, ou seja, causam menos picos de insulina, importante para quem tem interesse em reduzir ou manter seu peso.

Outro benefício poderoso do salmão é que ele é rico em iodo. O que talvez você não saiba, é que o iodo é um elemento químico importante para o funcionamento da glândula tireoide e essencial para a síntese dos hormônios tireoidianos. Sua falta está relacionada à obesidade, déficit cognitivo, distúrbios psiquiátricos e uma variedade de tipos de câncer.

English: Burn 20 Pounds Fast, Italiano: Perdere Velocemente 10 Chili, Español: bajar 9 kilos (20 libras) rápidamente, 中文: 迅速燃烧掉9公斤脂肪, Русский: быстро сжечь 9 килограмм, Français: perdre 10 kilos rapidement, Deutsch: In kurzer Zeit 20 Pfund abnehmen, Bahasa Indonesia: Membakar 10 Kg dengan Cepat, Nederlands: Snel 10 kilo verbranden, Čeština: Jak rychle shodit 10 kilo, Tiếng Việt: Đốt cháy 10kg Một cách Nhanh chóng, العربية: إنقاص 9 كيلوجرامات من وزنك سريعًا
Divulgação A Dieta do Metabolismo Rápido virou um best-seller nos Estados Unidos. Em 2013, o livro ficou por 21 semanas seguidas na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. Lançada por aqui no final do ano passado pelo selo Agir, a versão em português (29,90 reais, 290 págs.) promete repetir o sucesso. Afinal, acelerar o metabolismo, evitando que sobrem gordurinhas para serem estocadas, é o sonho de todas nós.
Es cierto que el aceite de oliva es muy saludable, sabroso y una de las bases de la dieta mediterránea pero… ¡nos pasamos de cantidad! En una dieta equilibrada se recomienda consumir unas 5 cucharadas soperas de aceite de oliva al día a repartir entre cocinar y aliñar. En una dieta para bajar de peso, que por tanto aporte menos calorías, deberíamos reducir a 2 o 3 cucharadas diarias. Esto significa cocinar de manera suave, con pocas grasas y no dejar correr el aceite cuando aliñamos.

Cocina alimentos que te gusten y ponlos “bonitos”. La comida debe entrar por la vista y la tenemos que disfrutar. Estar haciendo dieta de adelgazamiento no implica comer siempre lo mismo, ni aburrido, ni insípido, ni sencillo. Dedica un tiempo a preparar los alimentos, elabora platos que hagan gozo y coloca los alimentos en el plato con un poco de gracia para que sean más agradables y te satisfagan más cuando los comes.

Para perder de vez a gordura na barriga, a forma certa é fazer dieta (com alimentos saudáveis, e não dieta restritiva), praticar exercícios físicos, fazer uso dos suplementos certos para manter seus hormônios em níveis normais. É necessário manter a disciplina, não se deixando levar pela tentação de uma vida sedentária ou de exagerar na alimentação.
Practica ejercicio físico: No sólo es importante que tengas una vida activa: evitar el coche, los ascensores, las escaleras mecánicas y el sofá. Mejor sube las escaleras a pie. ¡Y a parte encuentra el deporte que te hace disfrutar!  Puedes ir en bici, caminar, gimnasio… El ejercicio te ayuda a perder grasa corporal, a mejorar tu forma física y tu salud. Si lo puedes practicar al aire libre mucho mejor, así también aprovechas el contacto del sol con la piel y aumentas tu síntesis de vitamina D.
Além de existirem pessoas vendendo produtos enganosos, também existem sites que não comercializam produtos, apenas dão informações, mas informações erradas. Os profissionais da saúde em geral, seja do ramo da nutrição, seja no ramo da medicina, vivem dizendo que abominam blogs de saúde, pois há muita mentira e enganação espalhada por aí. Tem gente dizendo que é possível emagrecer comendo batata frita (absurdo!), outros falam que os chás contêm todos os nutrientes necessários para a sobrevivência, etc. Faltaria espaço para citar todas as falácias que rolam na internet sobre alimentação e saúde em geral.
«Si las tomas después de la comida, suman sus azúcares, que al ser de absorción rápida, se transforman inmediatamente en grasa por la subida de insulina. Sin embargo,antes de las comidas tienen efecto saciante, por su alto contenido en agua y fibra y, además, reducen el apetito», según el Dr. Jiménez Ucero. El kiwi, la piña, el melón y la sandía tienen menos azúcares. 

O ideal quando se quer perder peso é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três pequenos lanches. Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora, e impedirá que você exagere nas grandes refeições. O intervalo entre cada refeição deve ser de no mínimo 2 horas.


O excesso de peso vem sendo encarado cada vez mais pela comunidade científica como uma verdadeira doença, que requer acompanhamento e tratamento médico. Estudos demonstram que a obesidade é uma condição complexa, com causas de natureza genética, ambiental, cultural e psicológica. É um grande erro simplesmente culpar o paciente portador de obesidade mórbida pela sua condição, rotulando-o como uma pessoa sem força de vontade para mudar seus hábitos. Para muitos pacientes nessa condição, a simples adoção de medidas dietéticas, raramente irão produzir resultados permanentes. Com isso inicia-se um ciclo vicioso, onde diante da falta de perspectiva de emagrecimento, o paciente obeso simplesmente aceita sua “condição” e desiste das medidas tradicionais de redução de peso, agravando a obesidade. O problema é que a obesidade é uma condição médica grave, sendo apontada como a segunda maior causa de morte prevenível nos Estados Unidos, perdendo apenas para o tabagismo ( hábito de fumar ). Estima-se que o excesso de peso e as doenças relacionadas a obesidade sejam responsáveis por mais de 300.000 mortes anuais somente nos EUA.
A cirurgia bariatrica altera o funcionamento do sistema gastrointestinal do paciente, o que irá exigir mudanças permanentes nos hábitos alimentares do paciente, para que se alcance o êxito esperado no procedimento. Embora as recomendações dietéticas pós cirúrgicas variem de cirurgião para cirurgião, a seguir seguem algumas regras básicas universalmente recomendadas para pacientes pós bariátricos:
Limita las grasas de tu dieta. Controla la cantidad de aceite de oliva (utilizado en crudo y para cocinar) a 2-3 cucharadas soperas al día. Sobre todo, limita el consumo de alimentos que te aporten grasas no saludables (embutidos, carnes procesadas o ahumadas, quesos light…). No menosprecies las grasas procedentes de los alimentos light (pueden llegar a ser de un 30%). En su lugar puedes utilizar grasas saludables como el aceite de oliva que te comentaba, aguacate, frutos secos, pescado azul… Deja la carne roja para 1 día a la semana y elige carnes magras como el pollo o el pavo.
Como é impossível blindar nosso corpo contra esses agentes estressantes, é interessante realizar a dieta eventualmente para promover uma faxina geral no organismo. É importante mencionar que a dieta detox não deve ser mantida por longos períodos e que após o término dos dias estabelecidos é importante adotar uma alimentação balanceada e saudável. Veja a seguir os cardápios elaborados por Renata Fidelis, nutricionista do Spa Sorocaba. O primeiro cardápio é composto por 2 dias e você perde até 2 kg, o segundo é de 5 dias e você perde até 3 kg.
É na gordura que as toxinas se concentram, por isso é muito importante garantir uma boa hidratação e assim facilitar a eliminação delas pelo intestino e pela urina, pois quando há uma grande queima de gordura localizada, há também uma grande liberação de toxinas pelo corpo, que devem ser eliminadas para não provocar inchaço e levar ao envelhecimento precoce.
×